Translate

sábado, 18 de dezembro de 2010

Use, é lindo, eu garanto!

Ontem chegou meu presente de Natal (que eu mesmo me dei). O livro "Leonilson - Use, é lindo, eu garanto", que comprei na Estante Virtual por menos de R$50,00. Para minha surpresa, apesar de ter sido comprado em um sebo, o livro chegou novinho em folha, inclusive dentro da embalagem plástica original.

É um livro daqueles que fornecem prazeres que vão além  dos do conteúdo em si (e até mesmo os precedem). Livrão pesado, de capa dura, impresso em papel couché, de delicioso toque e aroma. É livro daqueles que a gente saboreia fisicamente antes de passar à leitura.

O livro reproduz 102 desenhos feitos pelo artista cearense Leonilson como ilustração à coluna "Talk of the town", da Folha de São Paulo, entre 1991 e 1993. Traz também um texto de Barbara Gancia (que escrevia a coluna), um ensaio de Ivo Mesquita e um resumo da biografia de Leonilson.

Conheci a obra de Leonilson durante as aulas da especialização em literatura comparada, e ela acabou virando tema de minha monografia, na qual estabeleci um diálogo entre ela e a obra da poeta Ana Cristina Cesar. Nenhum dos desenhos reproduzidos nesse livro, porém, foi incluído em minha monografia, em que trabalhei apenas com outros tipos de trabalhos de Leonilson, como a pintura e o bordado.

Cada vez que abro o "Use, é lindo, eu garanto", tenho uma pequena epifania, como diria Caio F. Abreu. Cada um dos desenhos é uma revelação e um desafio, pois nem sempre é tão fácil lê-los. Até porque, em se tratando de leitura de textos visuais, sou ainda um semianafalbeto. 

Se um dia eu fizer um mestrado, é grande a possibilidade de que os desenhos desse livro sejam tema de minha tese. A obra do Léo entrou de modo marcante em meu imaginário, e envolvê-la com minhas palavras, tecendo ao redor dela meu manto de ternas considerações,  é algo ainda mais prazeroso do que saborear esse livro. É algo como um abraço em alguém que se quer muito bem.


Desenho publicado em 13/04/1991, como ilustração ao texto "Moda bizarra aterrissa nas bocas e nas TVs" (clicando nele ele fica grandão)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...